10 Curiosidades sobre o ser humano

10- Falta de ferro no organismo pode causar distúrbios de comportamento e coordenação motora

Cientistas da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos descobriram que distúrbios de comportamento e a falta de coordenação motora podem ser provocados pela deficiência de ferro no organismo. Pesquisam agora variedades de trigo mais ricas em ferro, para corrigir o problema com o pão de cada dia.

9- Por que a barriga faz barulho quando estamos com fome?

Sempre que o estômago prepara-se para receber alimento as paredes do abdome funcionam como um amplificador, contraindo-se. Este processo costuma acontecer nos horários em que a pessoa está acostumada a comer. Às vezes o barulho é tão forte que parece existir um monstro na barriga do “faminto”.

8- Temperatura regula as refeições

Um adulto comum necessita em média 2.000 calorias diárias para suprir suas necessidades energéticas, porém essa regra não funciona no mundo todo. Pessoas que vivem em países temperados utilizam cerca de 3.500 calorias diárias. Já na Antártida, onde se vive com temperaturas extremamente baixas, as pessoas precisam de cerca de 5.000 calorias ao dia.

7- Ser humano enfrenta dificuldade em imaginar outros mundos e espécies

A grande dificuldade na busca para descobrir se não estamos sós no Universo é identificar espécies de vida diferentes das que temos na Terra. Como os peixes das profundidades dos oceanos, onde nem a luz penetra. Desprovidos de olhos, para eles seria inimaginável um mundo de luzes e de cores, como o nosso.

6- Falta de audição é o principal fator para mudez humana

Afora casos raros, provocados por distúrbios cerebrais, não existe mudez autêntica no ser humano. Os indivíduos que conhecemos como surdo-mudos, na verdade são apenas surdos de nascença. Como não podem ouvir o som das palavras, não aprendem a falar a não ser por métodos especiais. Quando a ciência encontrar maneira de fazer essas pessoas ouvirem, terá encontrado também a solução para o problema da chamada surdo-mudez.

5- Sensação de fome tem origem no esôfago

A sensação de fome provém de fibras nervosas situadas na porção superior do esôfago e não do estômago, como geralmente se supõe. Quando a região é anestesiada, a fome desaparece por completo. É a razão porque quem cheirar cocaína ou fuma “crack” não se sente fome e emagrecem muito rapidamente.

4- Média de sobrevivência do homem em boas condições de vida é de 70 anos

Apesar de afirmar que Matusalém viveu 969 anos, a Bíblia, mais adiante, bota o ponto nos “is”. Diz que 70 é a idade do homem. Efetivamente, esta é a média de sobrevivência, com pequena variação para mais, em países com baixo índice de mortalidade infantil e elevado padrão de vida. Há exceções, mas pessoas centenárias são raras. Na faixa dos 110 anos de idade, a proporção é de uma para 2 bilhões e meio.

3- Tuberculose matou cerca de 7 pessoas por minuto na última década

A tuberculose, depois de praticamente controlada na década dos 40, volta a preocupar os médicos. A doença matou nos últimos 10 anos, cerca de 40 milhões de pessoas no mundo, ou seja, média de 7 pessoas por minuto.

2- Digestão torna-se mais difícil a partir dos 50 anos de idade

A partir dos 50 anos de idade, a alimentação do ser humano deve ser mais leve porque o estômago diminui a produção de suco gástrico e a digestão torna-se mais difícil. Daí a sensação de peso que os idosos sentem em seu estômago e também a freqüência com que sofrem de indigestões.

1- Por que sentimos cócegas?

Sentir cócegas é uma reação de pânico que o homem adquiriu para defender-se, respondendo rapidamente ao perigo. Por isso, gera sempre uma risada nervosa e desconfortável. Quando uma aranha tentava escalar as pernas de um de nossos antepassados, eram as cócegas que o faziam perceber e expulsar o bicho sem precisar entender exatamente o que acontecia. De certa forma, podemos dizer então que as aranhas, escorpiões e insetos em geral são os responsáveis pelos ataques de histeria que alguns de nós sentem hoje ao ser cutucados pelos outros.

8 Comments

  1. FIRST =P

    LEGALL

    INTERESSANTE BJS HRL

  2. Conhecimento. A gente se vê por aqui.

  3. que lecal *-*

  4. muito interessante, sempre gosto desse tipo de posts mostra pra gente realidades sobre nós mesmos. ;D

  5. Gostei, poderia fazer um top dez curiosidades sobre sexo, se é que não existe um, rs.

  6. porque ningem mandou o first tomar no cu? pau no cu do first

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© 2014

cogumelolouco.net 2014