SHARE

Você já viu uma formiga Zumbi?

Pois bem acabei de ver esse post no  do Daily Mail e por sorte o pessoal do O buteco da net também fez uma tradução / adaptação para o post das Formigas Zumbis.

Acredite, zumbi não é invenção apenas de filmes. Muita gente não sabe, mas no reino animal existe uma criatura que acaba vivendo sem domínio próprio.

Um estudo revelou que um fungo parasita tem a capacidade de assumir a mente e o corpo de uma formiga, levando-a onde ele quer.

O fungo, uma espécie de Ophiocordyceps, foi encontrado vivendo em formigas de carpinteiro na floresta tropical da Tailândia, controlando seu sistema nervoso para que elas se tornem seres com um único propósito: ajudar os fungos a se reproduzirem.

Como o fungo se espalha através da formiga o corpo começa a agir de forma irregular, antes que ela finalmente morra após morder uma folha.

De acordo com o Daily Mail, os pesquisadores testemunharam um total de 16 formigas infectadas que deixaram suas colônias e vagaram até morrer.

 

O fungo manipula as formigas contaminadas para que elas morram onde o parasita prefere ficar, fazendo-as viajar por muito tempo nas suas últimas horas de vida“, comentou David Hughes, investigador do estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia.

Ao dissecar as formigas infectadas, foi descoberto que, ao morderem a veia de uma folha, suas cabeças estavam cheias de fungos que afetaram o movimento da mandíbula para que a boca nunca mais pudesse ser aberta. Com isso, elas morrem.

 

8 COMMENTS

  1. “…no reino animal existe uma criatura que acaba vivendo sem domínio próprio.” >>> VOCÊ..

    “…parasita tem a capacidade de assumir a mente e o corpo… levando-a onde ele quer.” >>> SEU CHEFE…

  2. Tem um fungo que faz isso com peixes. Ele se instala na língua do peixe, devora a mesma e fica ocupando o lugar. Só que ele se reproduz no estômago das gaivotas. Quando chega a epoca ele controla o peixe e faz com o dito cujo fique pulando fora d’água pra ser comido, para assim poder se reproduzir. Bizarro

LEAVE A REPLY